quarta-feira, 29 de setembro de 2010

TER FILHOS É PADECER NO INVERNO

Hoje me perguntaram se eu tinha gêmeos.

Disse que sim e a pessoa me respondeu com um “Ahhhh... que legal!”, e isto para mim é o maior indicativo de que ela não tem filhos e muito menos GÊMEOS.

Quem tem gêmeos, por mais que tente, nunca consegue abrir um sorriso muito grande quando ouve que outra pessoa também passou por isso.

Antes que vocês me crucifiquem, acho que está bem claro pelos posts neste blog que adoro os dois. Mas o fato é que o primeiro ano é particularmente cruel para quem é vítima de filhos gêmeos.

Especialmente para a mãe, claro.

A Carla, por exemplo, fez questão de amamentar os dois até 1 ano de idade, o que em termos práticos significou que ela não dormiu durante esse ano todo.

O processo todo de acordar o bebê, dar de mamar, fazê-lo arrotar e dormir leva aproximadamente uma hora. Bebês mamam de duas em duas horas, o que quer dizer que sobra uma janelinha de uma hora para dormir entre uma mamada e outra. Só que são DOIS bebês.

Ou seja, no momento em que um está adormecendo, o outro está acordando faminto. E o ciclo vai se repetindo noite adentro.

Claro que, para piorar a história, ainda tem a CÓLICA, que faz com que os bebês chorem aos prantos durante horas, sem que nada que você faça surta qualquer efeito.

Alguns pais – poucos, é verdade – me disseram que seus filhos nunca tiveram uma única cólica e que eles dormiam quase a noite toda. A estes pais, peço desculpas por ter desejado secretamente que eles fossem atropelados por caminhões de lixo, mas o fato é que teria sido MUITO MERECIDO. Porque quem não passa noites em claro por causa dos filhos simplesmente não merece a misericórdia de nós que passamos.

O ápice do meu desespero foi um dia de inverno em que um deles não parava de chorar por causa de cólica e a Carla tentava amamentar o outro. Para evitar um chororô generalizado, levei o pobre bebê para a sala e fiquei andando pra lá e pra cá sem qualquer sinal de melhora. O tempo foi passando e minha exaustão ia sendo levada ao limite quando, de repente, tive uma ideia.

Agasalhei muito bem o menino porque a temperatura naquela noite estava muito baixa. Depois, fiquei só de short - sem camisa e descalço - e fui com ele perambular pela área de serviço (de novo, reforço que nosso filho estava devidamente protegido por camadas e mais camadas de cobertores).

Após alguns minutos, a Carla apareceu e quis saber o que eu estava fazendo quase nu na área mais gelada do apartamento, ainda mais numa das madrugadas mais frias do ano.

Até hoje lembro perfeitamente da resposta que dei a ela:

“Tô tentando pegar uma pneumonia... quem sabe me internam e eu finalmente consigo dormir um pouco...”

O resultado do meu plano infalível? Não peguei pneumonia, as noites em claro continuaram e eu ainda tive que lidar com isso tudo com O PIOR RESFRIADO DA MINHA VIDA.

2 comentários:

  1. boa gringo..ate que enfim um posto que me fez parar com essa ideia maluca de querer ter filhos..
    tks mate...gonna get another beer right now.

    ResponderExcluir
  2. Não tenho saudade do primeiro ano de vida de meus filhos, e olha que tive um e depois de 6 anos tive outro.

    ResponderExcluir