sábado, 16 de abril de 2011

DUE BAMBINI ANGLO-BRASILIANI

Antes dos molex nascerem, perguntei a um psicólogo se minha ideia de falar com eles só em inglês seria algo nocivo para o processo de aprendizado deles. Fiquei com medo de que isso pudesse confundir as coisas bem na hora em que eles mais precisassem de referências para fortalecer suas conexões neurais.

O psicólogo me garantiu que não, informando que as crianças alocariam os dois idiomas em locais diferentes do cérebro, minimizando a possibilidade de confundir um com o outro.

De fato, eles sabem que comigo o idioma é o inglês e que com a Carla é o português, o que, claro, não os isenta de improvisar de vez em quando (como vocês podem relembrar neste post aqui).

Mas nada me prepararia para chegar em casa outro dia e ouvi-los cantando a seguinte música alegremente no quarto deles:

"(Uh! Ah! Eh!) Trema la terra,
(Uh! Ah! Eh!) Palpita il mare,
(Uh! Ah! Eh!) C'è chi si ribella sull'isola di Gorm!

Entra nel mondo di quei quattro amici
che adesso sono signori Gormiti,
perchè la vita incontra il destino così!"

Certos de que eles não haviam de repente se matriculados num curso intensivo de italiano, fui para o quarto perguntar de onde eles haviam aprendido a cantar assim, e a resposta foi ainda mais surpreendente: da internet.

Parece que existe uma série de desenho animado chamada "Gormiti, os Senhores da Natureza", que passa na TV Globinho. Fãs da série, ambos foram atrás de episódios no YouTube (com supervisão da Carla, claro).

Acontece que a série é originalmente italiana - se chama "Gormiti Il Ritorno Dei Signori Della Natura" - e, consequentemente, a esmagadora maioria dos vídeos postados no YouTube estão em italiano. Aos que tiverem estômago de conferir, posto o vídeo abaixo:



Achei bacana que o fato de o vídeo ser em italiano não impediu os molex de assistirem à abertura no computador de novo e de novo e de novo... até memorizarem a música inteira, tudo EM UM IDIOMA QUE ELES NÃO ENTENDEM.

Vou sugerir à escola deles que comecem a administrar as aulas de matemática em italiano. Quem sabe assim eles não aprendem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário