terça-feira, 5 de outubro de 2010

BANANAS À MILANESA E NADA À MUYQUESA

Faz apenas 7 anos que decidi me aventurar na cozinha, tudo graças o nascimento dos dois.

Com a Carla amamentando os molex de hora em hora, achei que seria muito FEIO ainda esperar que ela arranjasse tempo para fazer o jantar, então me empenhei em aprender a cozinhar.

Ai, ontem, tive a prova de que nem todo mundo espera 30 anos para brincar de chef de cozinha.

Cheguei em casa e descobri que a Carla tinha preparado filés acebolados, arroz, feijão e bananas à milanesa, sendo que este último item havia sido feito com uma ajudinha mirim.

Confesso que nunca dei muita bola para banana à milanesa, mas por algum motivo os molex ADORAM e, ao saber que a Carla prepararia a iguaria para o jantar, o Tony decidiu ajudar.

Claro que ela deixou e, enquanto ele passava o ovo batido e a farinha de rosca nas bananas, a Carla cuidava da parte que envolvia óleo quente e fritura.

Em determinado momento, acabaram as bananas, só que ainda sobrava ovo batido na tigela e farinha de rosca no prato fundo.

Então o Tony sugeriu misturar tudo e fritar, numa espécie de... ehm... "NADA À MILANESA".

O resultado foi uma massa frita que até parecia com alguma coisa empanada, mas que no fundo era uma mistura de ovos com farinha de rosca, frita em óleo.

Evidentemente, no instante em que botei o pé para dentro de casa, fui recepcionado por duas crianças ansiosas e empolgadas, implorando que eu experimentasse logo a tal “receita do Tony”.

Ele veio me mostrar o prato e me explicou que se tratava de uma invenção própria que ele havia denominado de “MUYQUESA” (a quem não entendeu o porquê do nome, sugiro darem uma olhada neste post, em que o Tony definiu o nome da sua equipe no jogo Pro Evolution Soccer. Desde então, o termo “Muyk” acabou virando uma marca registrada para tudo que ele cria).

Quando sentamos à mesa, ele me disse que, além de ser um acompanhamento para diversos pratos salgados, a Muyquesa ainda tinha a versatilidade de poder ser servida como sobremesa, bastando para isso adicionar açúcar na hora do preparo.

Comi um pouco, como é o dever de todo pai, mas digamos que achei mais prudente não repetir o prato, tendo como justificativa o fato de que fritura não combina com colesterol alto. Ele entendeu, mas não sei que desculpa a Carla deu porque ela NÃO TEM colesterol alto.

De qualquer forma, fiquei muito orgulhoso, porque é assim – testando e experimentando – que se começa a desbravar este fascinante e saboroso universo que é a culinária.

A única diferença é que, enquanto eu comecei HÁ 7 anos, o Tony preferiu fazer o mesmo AOS 7 anos.

P.S. A quem estiver se perguntando, as bananas à milanesa ficaram realmente muito boas.

2 comentários:

  1. Porque não tirou fotos das Muyquesas? Não dava nem pra "comer com os olhos"?

    ResponderExcluir
  2. verdade. faltou foto... mas se vc quiser imaginar, é tipo um bife SUPER empanado. Só que sem o bife.

    ResponderExcluir