sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ESTANDO BOM PARA A MINHA PARTE...

Post rápido para exemplificar o processo de negociação de uma criança de 7 anos.

Para evitar que os molex fiquem colados na televisão jogando videogame 24 horas por dia, 7 dias por semana, estipulamos uma regra que limita os joguinhos ao fim de semana.

Com isso, durante a semana, eles acabam descobrindo formas alternativas e mais saudáveis de passar o tempo, como ler, desenhar, brincar, etc.

Lógico que isso não os impede de ter vontade de jogar e, consequentemente, tentar achar maneiras de burlar as regras.

Um exemplo é o seguinte papo do Tony com a Carla:

“Mamãe... você sabe que hoje eu não posso jogar videogame né?”
“Isso. Só na sexta-feira.”
“Então... queria fazer um ACORDO com você.”
“Diga lá.”
“Então... hoje é quarta, aí você deixa a gente jogar o videogame só hoje...”
“OK... e aí?”
“Aí hoje a gente joga.”
“Sim. E no sábado vocês não jogam?”
“Sábado?”

“Isso. Vocês jogam hoje e no sábado vocês não jogam? É isso?”
“Não. Sábado a gente pode jogar videogame!”
“Eu sei. Mas concorda que hoje é quarta vocês não poderiam jogar?”
“Sim mamãe... (suspiro) ... e é por isso que estou fazendo um ACORDO com você.”
“Entendi. Então o seu acordo é que em vez de jogar só no fim de semana, você quer jogar hoje também.”
“Isso!”

E, com isso, aprendi uma nova definição para a palavra "acordo".

Acordo: s. m.: combinação ou pacto entre dois ou mais indivíduos, caracterizado por proporcionar vantagens e/ou benefícios exclusivamente a uma das pessoas envolvidas. Ex. Vamos fazer um acordo: se der cara, eu ganho, mas se der coroa eu ganho também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário